A professora do meu filho suspeita que ele tenha dislexia. O que é dislexia? Como saber se ele é disléxico?
Segundo a ABD, Associação Brasileira de Dislexia, a dislexia pode ser definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração.
Embora uma pessoa seja disléxica desde o nascimento é na escola que os sintomas se acentuam. Cabe aos professores e equipe pedagógica escolar perceberem estes sinais para encaminhamento imediato do aluno, pois quanto antes for diagnosticada e tratada melhores serão os resultados.
O diagnóstico ideal deve ser feito por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo e neurologista.
A partir daí deve-se estabelecer um prognóstico e um programa de reeducação em parceria com a escola. A escola deve estar preparada para trabalhar com este aluno de forma específica e diferenciada para que seu progresso seja mais rápido e logo a criança passe a ter respostas de aprendizagem satisfatórias.
É importante salientar que se uma criança ainda não tiver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma criança de risco, pois não há como saber se a criança está com dificuldades na leitura e suas implicações caso não tenha passado pelo processo de alfabetização.
Importante: a escola deve ter todo o cuidado para não encaminhar a criança para avaliação sem ter uma certeza do porquê deste encaminhamento, pois poderá causar transtornos, gastos e desgastes desnecessários tanto para o aluno como para família.
Valéria Barhum – Educadora, Pedagoga, formada em Letras, Educação Artística, pós-graduada em Semiótica, diretora/mantenedora do Colégio Arte Livre de Regente Feijó e Polo UNIP – Universidade Paulista (EAD).