Minha filha se distrai muito durante a lição de casa. Conversa, levanta, vai assistir televisão, volta, vai comer algo. Perde a  tarde toda e a lição não fica caprichada. Como devo agir para que ela se concentre, pois parece ser estar muito desatenta?

Você acertou! Ela está, realmente, apresentando uma desatenção. Mas, felizmente, a  não ser que ela seja portadora de um défict de atenção diagnosticado, este grave problema tem solução.

A primeira providência a ser tomada pelos pais é estabelecer uma rotina de estudos assim que a criança inicia as tarefas escolares ainda na educação infantil. É preciso formar desde  cedo o hábito e o gosto aos estudos em casa.

Mas, como? Primeiramente, conversar com a criança estabelecendo com ela um horário, um local silencioso, iluminado e arejado para que ela faça sempre ali suas lições. É importante que seja um lugar onde não haja trânsito de pessoas na casa. Isto evita que a criança disperse a atenção. Evite sons e tv  em volume alto em outros ambientes, pois isto pode chamar a atenção da criança para ver o que está se passando.

É importante que a tarefa seja feita, preferencialmente, durante o dia, para evitar dispersão pelo sono.

Outra sugestão importante é que alguém acompanhe-a durante a lição. Não para fazer por ela, mas para orientá-la a fazer uma tarefa por vez, incentivá-la  e elogiá-la toda vez que caprichar.

Ao acabar, orientá-la a guardar todo material deixando-o pronto para o dia seguinte.

Resolve de um dia para outro? Infelizmente, não!

De uma semana para outra? Também, não!

É preciso ter muita paciência para fazê-la seguir o combinado e também, para acompanhá-la, dia após dia,  até o fundamental “hábito de estudo” se instalar.

Ser pai e mãe é uma delícia, porém, educar os filhos exige persistência, firmeza, paciência, e acima de tudo, muito amor e carinho. Pois, educar é um ato de amor!!!

Não faça da hora da lição um estresse. Aproveite este momento para estar mais próximo de sua filha, dar-lhe beijos e abraços a cada conquista. Mostre seu interesse por ela e pelas coisas que aprende. Comemore junto as vitórias. Faça deste um momento feliz!!!

Valéria Barhum – Educadora, Pedagoga, formada em Letras, Educação Artística, pós-graduada em Semiótica, diretora/mantenedora do Colégio Arte Livre de Regente Feijó e Polo UNIP – Universidade Paulista (EAD).