Acho que meu filho está viciado em celular e jogos. Faz as lições muito rápido ou nem faz e já vai pro celular. Como devo proceder?
Existe um sábio ditado que diz: “Tudo o que é demais, atrapalha…” E é verdade! Em tudo na vida é preciso ter equilíbrio e limites.
O melhor a fazer é colocar o “limite” em prática. Seu filho passou do limite e isto prejudica seu desempenho escolar e sociofamiliar.
Os pais devem intervir com seriedade, não só limitando o período que o filho fica diante do celular, como também, fazer acordos como: “Após sua tarefa feita e seus deveres com a casa e família cumpridos, você pega o celular”. Caso contrário, não entregue o celular nesse dia, conforme o combinado.
Seja firme, porém, sempre com doçura. Pontue que pra tudo tem hora: estudar, praticar esportes, celular. E, cumpra com o que prometeu!
Diga sempre ao seu filho que gosta muito dele e é por isto que coloca os limites: para que ele seja respeitador de regras, tenha uma boa conduta e aprenda a viver socialmente. É assim que ele aprenderá, aos poucos, a ter autocontrole e dosar sua rotina de vida de modo sadio e equilibrado.
Lembre-se sempre: limites com amor são os ingredientes fundamentais para uma boa educação!
Valéria Barhum – Educadora. Pedagoga, formada em Letras, Educação Artística, pós-graduada em Semiótica, diretora/mantenedora do Colégio Arte Livre de Regente Feijó e Polo UNIP – Universidade Paulista (EAD).