Como educar bem os filhos, neste nosso mundo de hoje, com tantas formas diferentes de educar?

Difícil falar em certo e errado diante das tantas dinâmicas familiares existentes, porém existem sim algumas certezas para obtermos sucesso na educação de nossos tão amados filhos.

A maior certeza é que não basta amar, mas demonstrar o amor. Como? Colocando limites, suprindo as necessidades básicas, ensinando boas maneiras, cortesia,  virtudes e bons valores fundamentais para formar uma pessoa saudável física, social, mental e emocionalmente.

Na educação escolar é fundamental que o ensino seja de qualidade, sério, competente e que ratifique os bons valores familiares, inserindo-as no universo deste mundo globalizado, ao meio ambiente e às relações humanas.

Quanto mais cedo a criança entrar na escola, mais cedo desenvolverá os aspectos cognitivos, pedagógicos e sociais. Por volta de um ano e meio a criança já está apta a frequentar a escola.

Até os sete anos forma-se a base do caráter! Eis aí a grande responsabilidade e importância da educação infantil e do ensino fundamental!!!  São a base de toda a trajetória educacional do indivíduo.

Portanto, para educar bem, invista na qualidade da educação familiar e escolar dos filhos! Assim, certamente, atingirão seus objetivos e alcançarão sucesso na vida!!!

Valéria Barhum – Educadora, Pedagoga, formada em Letras, Educação Artística, pós-graduada em Semiótica, diretora/mantenedora do Colégio Arte Livre de Regente Feijó e Polo UNIP – Universidade Paulista (EAD).