Não gosto de participar da reunião de pais da escola de meus filhos. Não vejo importância em ir. Sou obrigada?

A presença dos pais na reunião de pais e mestres é de fundamental importância, pois demonstra que se preocupam com a educação do seu (sua) filho (a).  Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria constante em todos os anos de escolaridade.

Vocês sabem exatamente como é o dia-a-dia de seu filho na escola? Sabem como ele se relaciona com o professor e os colegas? Se vocês frequentam as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da Educação do seu filho, provavelmente devem estar com todas essas questões esclarecidas e, portanto, sentindo-se mais seguros.

Existe hoje uma certa confusão acerca das funções educacionais da escola e da família. Por um lado, a escola acha que os pais estão delegando obrigações demais para a instituição (educar, formar caráter), por outro, os pais reclamam que a escola não cumpre seu papel como deveria.

Na realidade, a formação educacional da casa complementa a da escola e vice-versa. A educação familiar, também chamada “educação de berço”, é dever dos pais (bons exemplos, limites, obediência às regras em geral (horários, alimentação correta etc.), respeito às pessoas, boas maneiras, higiene pessoal, estímulo à leitura, etc.). Compete à escola a educação formal (aprendizagem da matemática, da língua portuguesa, ciências, história, geografia, diversas artes, educação física etc).  Mas uma não exclui a outra: uma deve apoiar a outra reforçando os ensinamentos dados em casa e na escola, sem ultrapassar o limite: educação de berço é dever dos pais, educação formal é dever da escola!!!

A relação entre pais e escola deve ser de parceria e de cumplicidade, onde os pais possam tirar dúvidas e receber orientações da escola, bem como a escola ouvir dos pais suas observações e sugestões. As reuniões de pais e mestres têm a função de promover esse encontro para que pais e escola caminhem buscando os mesmos objetivos. É obrigação da escola promover palestras, conversas, orientações por profissionais, pois os pais precisam ser informados sobre como agirem com seus filhos em diversas situações surgidas durante a trajetória escolar de seus filhos. O momento ideal para isto é a reunião de pais!!! Assim, família e escola podem reforçar a parceria falando a mesma linguagem, caminhando juntas pelo único e principal objetivo: formar da melhor forma possível as crianças.

Por isso a importância da frequência às reuniões. Esta é realmente uma obrigação dos pais!!!

Valéria Barhum – Educadora, Pedagoga, formada em Letras, Educação Artística, pós-graduada em Semiótica, diretora/mantenedora do Colégio Arte Livre de Regente Feijó e Polo UNIP – Universidade Paulista (EAD).